GASTRONOMIA MODERNA E AUTORAL

1. Justificativa

Os hábitos alimentares variam de uma cultura para outra. A alimentação é um fator de diferenciação cultural que permite a todos os integrantes de uma cultura (sem importar seu nível de renda) manifestar sua identidade, que é comunicada pelas pessoas através da gastronomia. Cada região exibe hábitos alimentares próprios e desenvolve a gastronomia sob condições de solo, clima, vegetação e espaço (Louzada, 2006).

As práticas gastronômicas são elementos que compõem, nos hábitos mato-grossenses, as demandas por uma vida social mais intensa nos restaurantes, lanchonetes, pizzarias, bares, bufês, confeitarias e similares, ou no espaço público de feiras, praças e paróquias de igrejas, entre outros espaços de sociabilidade.

Atualmente, a gastronomia toma novas proporções, possuindo aspectos sociais, lúdicos, artísticos e de saúde. Tem o papel de aproximar a sociedade global; promover sustentabilidade por meio da produção de alimentos locais, da biodiversidade, transmitindo conhecimentos, promovendo, consequentemente, o bem-estar social.

O setor gastronômico, em franca expansão em Sinop e no Mato Grosso, é formado pelos estabelecimentos que atuam no preparo e fornecimento de qualquer tipo de alimento e bebida para serem consumidos no local em que foram preparados ou transportados para consumo em outro lugar - residência, trabalho, automóvel, evento. O setor engloba a indústria de serviços de alimentação da qual fazem parte, além dos restaurantes, lanchonetes, pizzarias, bares, bufês, confeitarias e similares, empresas de hospedagem, clubes, catering entre outros. Os profissionais atuantes nesses segmentos devem estar envolvidos nos processos, compreendendo e interpretando as expectativas de seus clientes, seja no preparo de pratos, drinks e coquetéis, ou até mesmo em sua mise-en-place.

Uma das características do setor gastronômico é a geração de trabalho e oportunidades de primeiro emprego com absorção de mão de obra não especializada, cidadãos em busca de qualificação profissional e incentivo a novas carreiras.

Neste sentido o curso Pós-Graduação Lato Sensu em Gastronomia Moderna e Autoral busca atender as necessidades regionais, considerando suas peculiaridades, bem como estar contribuindo para a continuidade da formação a título de pós-graduação latu sensu aos alunos que formaram no curso de graduação em Gastronomia da Faculdade Fasipe em área cuja atual oferta não é capaz de absorver as demandas da sociedade e do mercado de trabalho.

Somente para ilustrar Sinop conta hoje de acordo com ACES (Associação comercial e Empresarial de Sinop) com 537 bares e restaurantes e aproximadamente 70 hotéis,  sem levar em consideração as cidades da região.

Desta forma o Curso de Pós-Graduação em Gastronomia Moderna e Autoral visa atender a uma demanda reprimida de profissionais qualificados necessários a um mercado que apresenta transformações constantes face à complexidade do mundo globalizado.

2. Objetivo 

Formar profissionais qualificados para planejar, conceber, gerenciar e operacionalizar produções culinárias e atuar nas diferentes fases dos serviços de alimentação, considerando os aspectos culturais, econômicos e sociais, e em atendimento às demandas da região de inserção da FASIPE, no Estado de Mato Grosso.

3. Público-Alvo 

Graduados em Gastronomia e graduados de todas as áreas e que tenham experiência profissional prévia ou interesse em aprimorar seus conhecimentos e de especializar-se na área de gestão de negócios no setor de alimentos, bebidas e de eventos.

4. Coordenação

Prof. Carlos Guilher Balkau 

5. Disciplinas/Módulos 

Análise Sensorial em Alimentos e Bebidas 

 
 

Empreendedorismo Criativo na Gastronomia

 

Cozinha Criativa e Autoral

 

Metodologia da Pesquisa Científica I

 

Alimentação e Cultura

 

Organização de Eventos e Buffet

 
 
 

Food Design e Finger Food

 

Conservação de Alimentos

 

Confort Food e Fast Food

 

Didática do Ensino Superior

 

Gastronomia Natural e Funcional

 

Tendências em Panificação e Confeitaria

 

Alimentação Sustentável

 

Gestão Estratégica de Pessoas

 

Metodologia da Pesquisa Científica II

 

TCC – Trabalho de Conclusão de Curso

 

 

Mais Informações pelo fone: (66) 99629-8358