PSICOLOGIA HOSPITALAR

Justificativa

A busca da “humanização” da prestação e consumo de serviços saúde no Sistema Único de Saúde e hospitais privados requerem um modelo diferenciado da prática clínica do profissional psicólogo. Esse curso de especialização vem oferecer ao  psicólogo a qualificação necessária para tal.  O exercício de uma escuta qualificada da dor e do sofrimento, parâmetros específicos da interdisciplinaridade das equipes presentes nos   hospitais, além do conhecimento das diversas áreas atuantes desde o atendimento ambulatorial até centro cirúrgico. Reconhecer os diferenciais dos usuários de ambulatórios, prontos socorros e Unidades Básicas de Saúde (UBS), e redes particulares que fazem rede com a instituição hospitalar, porém em outro nível de assistência.

Objetivo Geral

A Psicologia vem ocupando espaço dentro das Instituições de Saúde, e esse crescimento tem gerado a demanda de profissionais qualificados na área de conhecimento voltada à Psicologia Hospitalar. Além disso, a demanda de um atendimento humanizado e especializado vem exigindo que os Psicólogos se aperfeiçoem e complementem seus conhecimentos de forma a atender seus pacientes sob uma visão biopsicossocial. O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Psicologia Hospitalar vem atender estas demandas do mercado e formar profissionais qualificados na área.

Objetivos Específicos

1. Qualificar e instrumentalizar os psicólogos em Psicologia Hospitalar.

2. Propiciar conhecimentos teóricos e técnicos para a prática do exercício da Psicologia em Instituições de Saúde, assim como desenvolver habilidade para a pesquisa e construção teórica.

3. Capacitar os psicólogos em fazer parte da equipe de saúde de forma a auxiliar na propensão da saúde dos clientes assistidos.

4. Demonstrar aos psicólogos o desenvolvimento de um olhar biopsicossocial do ser humano.

5. Valorizar a atuação e a importância do psicólogo como membro do corpo clínico de equipes nos diversos segmentos dentro da instituição hospitalar, promovendo trabalho em equipe interdisciplinar e transdisciplinar.

6. Proporcionar a compreensão do cuidado na prevenção do adoecimento do corpo, da psicopatologia no contexto hospitalar, avaliações psicológicas no contexto hospitalar, atendimento em emergência, UTI, ambulatório entre outros setores.

7. Caracterizar as particularidades de condutas éticas no contexto hospitalar.

Público-Alvo  

Psicólogos. 

Coordenação 

Profª. Me. Márcia Ceribino

Disciplinas/Módulos  

Introdução à Psicologia Hospitalar

Psicodiagnóstico no Contexto Hospitalar 

Intervenções Psicológicas no Contexto Hospitalar     

Ética e Bioética

Atenção aos Pacientes adultos e Senescentes 

Didática do Ensino Superior

Cuidado ao Paciente Crítico em UTI: Pediátrico e Neonatal

Unidade de Terapia Intensiva e Centro Cirúrgico       

Política de Saúde e Sistema SUS 

Interconsultas e Assistência Domiciliar

Psicofarmacologia e Psicopatologia

Mlultidisciplinaridade ,interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade

Metodologia da Pesquisa Científica

 Clínica  dos Transtornos Alimentares e Dependência

Saúde da Mulher e do Homem  

Saúde Mental

Doenças  Degenerativas Neurológicas  e Oncológicas

TCC – Visita Técnica Supervisionada

Mais Informações pelo fone: (66) 99629-8358