SAÚDE COLETIVA EM ODONTOLOGIA

1. Justificativa                                                                                        

A UNIFASIPE – Centro Universitário, tem por missão a formação de cirurgiões-dentistas qualificados para a promoção da saúde, prevenção e reabilitação dos agravos em saúde bucal, habilitados para resolver às necessidades da população brasileira, capazes de atuar individualmente ou em equipe em todos os cenários de prática profissional.

 Nesse sentido, com intuito de elevar o conhecimento técnico e científico em odontologia, a UNIFASIPE desenvolverá o curso de especialização em Saúde Coletiva em Odontologia, visando a capacitação de profissionais para atuar na saúde pública e privada, sendo competentes em áreas de vital importância para o mercado de trabalho, pois fornece ferramentas para atuar no planejamento, execução e avaliação de ações em saúde.

Desse modo, a UNIFASIPE, campus de Sinop, estará oferecendo oportunidade de especialização aos profissionais da região norte do estado do Mato Grosso de realizarem um curso sem necessidade de deslocamento a outros centros de ensino odontológico mais distantes no Estado.

2. Objetivos                                                                                              

Contribuir com a formação e o desenvolvimento de profissionais com perfil para a atuação coletiva, com didática em ensino superior e para atuar no serviço público e privado, em equipe multiprofissional e Inter profissional, capazes de:

a) identificar os diferentes processos sociais, culturais, comportamentais, biológicos, que possam interferir nos processos da saúde das comunidades.

b) planejar intervenções para a atuação na área de saúde e da educação.

c) aplicar estratégias, técnicas e instrumentos adequados para solucionar eficientemente, com segurança e embasamento científico, as mais variadas situações de saúde e do sistema de saúde brasileiro contemplando o campo público e privado.

3. Público-Alvo                                                                                         

Cirurgiões-dentistas

4. Concepção do Curso                                                                           

O Curso de Especialização em Saúde Coletiva em Odontologia é direcionado a cirurgiões-dentistas interessados em aprimorar e/ou consolidar seus conhecimentos em Saúde Coletiva.  O curso será ministrado através de aulas teóricas, práticas e remotas revisando, sedimentando e atualizando conceitos básicos e clínicos, e atividades práticas nos espaços da Secretaria Municipal de Saúde, nas quais os alunos aprimorarão suas habilidades sob a supervisão de tutores.

5. Coordenação

Márcia Alves Ferreira

Titulação: Cirurgiã-dentista, Especialista em Odontopediatria, Doutora em Estomatologia (CRO/MT 955)

Katiéli Fagundes Gonçalves

Titulação: Cirurgiã-dentista, Especialista em Saúde da Família e Comunidade, Mestre em Saúde Bucal Coletiva (CRO 7596/MT)

6. Carga Horária

Carga horária obrigatória:  112 horas

Carga horária área de concentração: 349 horas

Carga horária área conexa: 270 horas

Carga horária total:                                                                  731 horas

 

7. Período

7.1 Período de Duração: 18 meses  

7.1.1 Início: outubro/2021

7.1.2 Término: março/2023

 

Mais Informações pelo fone: (66) 99629-8358